quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cera artificial para abelhas nativas

Outro dia, vasculhando a Internet à procura de conhecimentos que pudesse utilizar na lida com as abelhas, encontrei no blog do amigo Isaac Soares - abelhasdosabugi.blogspot.com uma postagem muito interessante, não apenas, mas, com certeza, adicionaria um ícone que, contribuiria significativamente para o avanço da meliponicultura.

Trata-se da fabricação de cera artificial para as abelhas nativas. Esta manifestação brilhante de inteligência do caríssimo Isaac, sem dúvida, vai nos ajudar bastante no manejo com as nossas abelhas. Por tanto, nobres colegas leitores, fizemos a tentativa na construção dos potinhos artificiais, e os resultados têm sido satisfatórios.

Vejamos a seguir os procedimentos, passo a passo, quando da construção dos mesmos:

Nós utilizamos 500g de cera de Apis, 100g de cera de Jandaíra e 50 ml de óleo vegetal (óleo de comida).

(Figura 1 – Reúna os ingredientes)

Detalhe, escolha aquela panela que já foi aposentada, que se encontra lá no fim do armário, para não haver problemas, já que vai melar tudo de cera.

Após a escolha da panela, deposite a cera de Apis, o cerume e, em seguida, o óleo.

(Figura 2 – Unindo os ingredientes)

Feito isso, leve ao fogo, ponha tudo em banho maria. Atenção, não deixe ferver em demasia, caso contrário, a mistura pode borbulhar e melar todo o fogão, aí fica complicado! (rs)

(Figura 3 - Levando ao fogo)

Quando a mistura estiver em estado líquido, desligue o fogo, espere uns três minutinhos até esfriar um pouco, em seguida, proceda com a operação.

(Figura 4 - Mistura em estado líquido)

Só lembrando, colocar os pauzinhos (forma) na água quando for iniciar todo o processo, pois a cera se desprenderá com mais facilidade.

(Figura 5 - Estes devem permanecer por cerca de 10 minutos imersos)

Utilizamos pedaços de cabo de vassoura, pois estes assemelham-se mais com os potes nos quais as abelhas armazenam seu alimento.

(Figura 6 - Forma feita com cabo de vassoura)

Introduza a forma na mistura, em seguida, na água fria para a cera desprender. É necessário a imersão da forma de três a quatro vezes, para enrijecer o potinho.

(Figura 7 - Imersão na mistura)

(Figura 8 - Depois na água fria)

Realizado tal procedimento, retire o potinho com cuidado da forma.

(Figura 9 - Retirando com cuidado o potinho)

(Figura 10 - Potinho pronto)

Utilize formas conforme o tamanho da espécie. Aqui no meliponário, por exemplo, nós vamos usar para as Jandaíras e para as Rajadas.

(Figura 11 - Formas de diferentes tamanhos)

(Figura 12 – Trabalho finalizado)

Os resultados da aceitação da cera artificial pelas Jandaíras podem ser verificados na imagem abaixo:

(Figura 13 - Aceitação da cera artificial pelas Jandaíras)

Outro fator que gostaríamos de mencionar é que, mesmo sendo utilizado na mistura cera de Jandaíra, as Rajadas estão aceitando normalmente. Porém, isto será assunto da próxima postagem.

(Figura 14 - Introdução dos potinhos pré-prontos em abelha Rajada)

Seria uma injustiça não darmos todo o crédito ao amigo Isaac, este merece todas as felicitações, por uma descoberta, no mínimo, genial e que, só vem a somar e contribuir para uma atividade que ainda rasteja e encontra dificuldades no âmbito da legalidade.


Um grande abraço,


São Paulo do Potengi-RN, 29 de junho de 2011.


João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes

                 

2 comentários:

  1. Show de bola, só uma dica, pode fazer a forma de modo mais redondo, isso é mais bem aceito pelas abelhas, já percebi que as vezes elas acabam desfazendo a forma e montando do jeito mais redondinho...
    att,

    Kalhil
    Mossoró-RN

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Kahlil,

    Obrigado pela sugestão.

    Logo mais, espero, estarei encomendando as sonhadas Mandaçaias.

    Um abraço.

    ResponderExcluir