terça-feira, 17 de maio de 2011

Um motivo de alegria

Quando eu já estava me preparando para voltar para casa, depois de longos quatro anos de curso (História), na cidade de João Câmara-RN, a 54 km de São Paulo do Potengi “minha” cidade, fiquei sabendo que vou permanecer por lá mais dois anos. Na manhã deste sábado – 14 / 05 / 2011, recebi o resultado que teria sido aprovado na seleção para o curso de especialização em "Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial", promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. A seleção foi realizada em dois momentos, 1º - análise curricular e 2º - a entrevista.
O professor pediu para que eu me apresentasse e, em seguida comentasse o que eu esperava do curso. Antes de iniciar a apresentação, percebi que em cima da mesa do professor havia um folheto de apicultura que, tratava da cadeia produtiva do mel. O interessante é que, durante a fala eu mencionei que trabalhava com apicultura e que era membro da diretoria da Associação dos Apicultores de São Paulo do Potengi – APIS POTENGI. Falei ainda, que era meliponicultor, inclusive fiz a relação de que, a meliponicultura pode ser considerada um exemplo de economia solidária e por que não uma forma de contribuir para o desenvolvimento do território? Ele achou muito interessante, comentou que realizara alguns projetos (de horticultura, por exemplo) em assentamentos, comunidades rurais e escolas.
Não vejo a hora de iniciarmos as atividades do curso para levar a ideia de implantarmos um projeto de meliponicultura nestas localidades.


Um grande abraço.

São Paulo do Potengi-RN,17 de maio de 2011.


João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes

6 comentários:

  1. Amigo João,
    meus parabéns,com certeza você terá um futuro brilhante,pois só através de muito estudo e muito esforço,podemos mudar a realidade desse nosso nordeste querido e sofrido.

    Te desejo boa sorte em mais essa fase de sua vida...

    Abraço .
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Paulo Romero, mais uma vez muito obrigado. Mudar uma realidade constitui uma tarefa muito difícil e um caminho longo a seguir. uma vez que esta já se encontra arraigada num processo cultural, construído ao longo de muito tempo. Mas, acredito que estamos fazendo nossa parte: você, nós aqui do MCV e tantos outros criadores de abelhas, dão a sua parcela de contribuição em defesa do nosso torrão e, é a partir desses pequenos gestos que, nos aproximamos de uma sociedade mais justa, menos desumana e melhor de se viver.

    ResponderExcluir
  3. parabens, pelo seu blog, é muito bem feito...

    ResponderExcluir
  4. Como já falei,você é merecedor disso.Fico feliz por mais uma conquista em sua vida,que Deus te abençõe lhe proporcionando coragem, paciência e determinação para enfrentar mais uma etapa.
    Parabéns,amor!

    ResponderExcluir
  5. Ô meu bem, muito obrigado. Você tem sido muito importante para mim. O seu ombro amigo tem me confortado nas horas mais difíceis. um abraço caloroso.

    ResponderExcluir