quinta-feira, 26 de abril de 2012

Repasse Metodológico do JAA no Rio Grande do Norte


Vocês já leram um cordel? Esta simples forma de escrever, por muito tempo foi o principal meio de divulgação da cultura popular nordestina, em especial do nosso Rio Grande do Norte.

Leiam Literatura de Cordel!

Aprecie sem moderação e recordemos dos momentos inesquecíveis em que passamos juntos.

Repasse Metodológico do JAA no Rio Grande do Norte

(Figura 1 - Futuros instrutores do JAA do RN)
Sem saber o que fazer,
De rima não tenho noção
Muito menos fazer versos
Sem muita inspiração,
Olhei para o céu e disse:
Jesus me dê atenção.

Meu divino Pai eterno
Ajude-me nessa hora,
Que eu sem sair da rima
Traceje sem demora,
Uns versos bem arrumados
Daqueles de cantador de viola.

Nesse mundo desmantelado
Em que sou sobrevivente,
Vou contar uma história,
Na verdade é um repente
Em que fomos surpreendidos
Com um negócio diferente.

No curso essa semana
Não vi o tempo passar,
De uma coisa tenho certeza
Isso não posso negar,
Fiquei impressionado
Com a metodologia do JAA.

Jeremias e Regiane
Com maestria no ensinar,
Repassaram o conteúdo
De forma espetacular
E partiram deixando saudades
Lá pras terras do Paraná.

Com toda certeza eu digo
Pessoas de personalidade forte
Somos gratos a vocês,
Porém ,tivemos sorte
 De recebê-los por aqui
No Rio Grande do Norte.

Aos JAA’s do Paraná
Aqui vai um recado
Dos educadores do SENAR,
Povo unido e educado,
Estão mandando pra vocês
Um abraço bem apertado.

Ao Jeremias instrutor,
Cabra “véi” desengonçado
Desempenha com amor
O papel que lhe foi dado,
Não o chame de senhor,
Pois é jovem e invocado.

Da Regiane não escrevo nada
Tenho medo de apanhar
Jeremias nos revelou
Da sua fama por lá
General é conhecida
Pelo pessoal do SENAR.

Leiliane e Janaína
Só mostravam simpatia,
Iam para trabalhar,
Pois o ofício de todo dia
Não resistiram ao JAA
E caíram na folia.

Vou falar dos cabra “fêi”,
Desses têm pra danado,
Começando com o Tião
O baixinho todo sarado,
Conhecido em Mossoró
Como o Tião apaixonado.

Tem dois cabra “fêi” da peste
Que não são de Mossoró
Muito menos do Oeste,
Mas são lá do Seridó,
Vem Bruno e Taciano
Da terra de Caicó.

Com dois metros de altura,
Da largura dum caminhão,
Com toda sua estrutura
Faz teatro e dança de salão,
Eu tô falando agora
Do nosso amigo Xandão.

O amigo Josimar
Dançarino e brincalhão
De uma coisa vou lembrar
Daquela encenação
Você todo arrebentado
Com “péduvido” no chão.

Pense num camarada
Ô “homi” desacunhado,
Dessa vez é o Snyder
Tava sempre preocupado,
Levantava de madrugada
Na hora de ir pro roçado.

Vesti-me de pirigueti
Fiquei na incerteza,
Ô negócio ruim danado
Bateu logo uma tristeza,
O meu medo era gostar
E depois virar princesa.

Das Minas Gerais
O Mauro é representante,
No dia em que voltar lá,
Esse sujeito elegante
Preparado vai está
Pra um baile de debutante.

O povo da Capital
É uma coisa interessante,
Anda tudo ensacado
Se achando elegante,
Pois é o amigo Jonas
O principal representante.

Dois sujeitos desenrolados
Amigos e companheiros,
O Diego e o Iasson
Alegres o tempo inteiro,
No jogo de dominó
Tá aí os trambiqueiros.

Hildo filho se apresenta
Está completa a relação,
Vou ficando por aqui,
Tenho medo de valentão
Ele é lá do Apodi
Por onde passou Lampião.

Com as mulheres é diferente,
Também dou minha opinião
Elisângela e Marcela,
Suzana, Mary e Conceição,
Celina, Tereza e Amanda
Está formada a seleção.

Às mulheres com carinho
À vocês o meu respeito
Com devoção meu afeto
Perdoem meus defeitos
Presto minha homenagem
Porém, estou sem jeito. 

Que pena que acabou.
Ô curso bom danado!
Que bom que nos unimos,
Na construção do aprendizado.
Que tal a gente agora
Ser tudo contratado.

Vou me despedindo de vocês
Nas rimas deste cordel,
Desculpem as brincadeiras
A inspiração veio do céu,
Um abraço e obrigado
Assina João Paulo do mel.

Cordialmente a todos que participaram do curso do Repasse Metodológico do JAA no Rio Grande do Norte.

O nosso muito obrigado aos educadores Jeremias e Regiane que deixaram seus lares e vieram compartilhar as suas experiências que, no meu ponto de vista, não servirá apenas para serem empregadas quando da implantação do Programa, mas sim, com toda franqueza, carregaremos estes ensinamentos conosco no nosso dia a dia, pois professores que somos, educadores que somos, instrutores que somos, aplicaremos como uma pequena iniciativa capaz de contribuir para a construção de uma sociedade de fato democrática e humanizada, por conseguinte, um país melhor de se viver.

Um grande abraço,

São Paulo do Potengi/RN, em 26 de abril de 2012.


João Paulo Evangelista de Medeiro
Meliponário Campos Verdes








9 comentários:

  1. Querido JP das "abeia", estão todos elogiando seu cordel nas redes sociais do SENAR-RN.
    Que você é um grande artista ninguém questiona.
    Teresa e Kelly disseram que ficaram emocionadas e deram muitas risadas também, acho que todos sentiram-se assim, inclusive eu.

    Você deveria escrever mais cordel! Ou se já escreve, compartilhar conosco o seu trabalho.

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Saudações minha querida,

    Obrigado mais uma vez. Já fiz alguns como trabalho da faculdade, me disseram para seguir carreira, mas sou muito ruim para escrever, demoro demais aí me canso e acabo desistindo.

    Bjão para você.

    ResponderExcluir
  3. Amigo João Paulo,

    PRA MIM,É GRANDE ALEGRIA
    SABER,QUE ESTÁS NO CORDEL
    POIS MANTER A TRADIÇÃO,
    E AO LUGAR,SER FIEL
    TRÁS AMOR AO CORAÇÃO,
    E É DOCE,FEITO MEL.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  4. JP...

    Mais uma vez, PARABÉNS!! Não me canso de lê o cordel..e como Amanda já disse, me emocionei e ri muito (e todas as vezes que leio)...PARABÉNS..Tereza Marcelina

    ResponderExcluir
  5. oi João Paulo, como esta?

    parabéns por esse belissimo cordel, você tem muita criatividade..
    não consiguo enviar e-mail pra você com aqueles trabalhos que te falei..vou pedir pra vc mandar um e-mail pra mim...ceicaomoura@hotmail.com, e ai eu respondo enviando os trabalhos... um abraço

    conceição Moura

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Paulo Romero,
    Obrigado pela participação,
    Fique sabendo da importância
    Que traz tua opinião
    E vamos lutar juntos
    Pra melhorar nosso Sertão.

    Abraço fraterno,
    JP

    ResponderExcluir
  7. Saudações Tereza,

    Muito obrigado pela visita, tuas palavras aqui são muito importantes.

    As vezes me pego parado pensando o quanto foi bom e inesquecíveis àqueles momentos.

    Um abraço para ti "muier".

    ResponderExcluir
  8. Olá Conceição,

    Muito bem obrigado.

    Valeu pela visita. Eu já estava pensando mesmo em ti enviar um E_mail.

    Um abração e quando eu for nas terras de Mossoró dou uma passadinha para te vê e aproveito para te um abraço daqueles.

    Um abração
    JP

    ResponderExcluir
  9. Olá! Em uma simples busca na internet encontrei este blog! Sou uma ex JAA Paranaense! HEHE.. Fiz o JAA em 2006 com o sempre jovem Geremias! Por aqui o JAA vai além de uma metodologia para jovens agricultores! O espirito JAA está no coração de muitos jovens! E de uma coisa eu tenho certeza jamais irei arrepender de fazer parte desta familia! Assim que falamos por aqui, assim que os ex JAAs tem uns aos outros familia!!E para vcs o convite: venham sentir o espirito JAA paranaense! Voces conseguiram sair daqui muito mais apaixonados por essa familia JAA Paranaense! Um beijo enorme a voces! E aguardo voces por aqui! Querem um convite e uma emoção muito maior ainda, marquem essa data 29 de junho de 2013! E nesse dia que uma emoção inexplicavel irá tomar conta de muito JAAs e ex JAAs! 8ª Gincana Técnica Cultural JAA! é uma emoção que eu jamais irei conseguir descrever para voces! Aguardo vocês! E quem sabe JAAs daí né ou ex JAAs! Um beijo grande a todos! Vanessa Vieira ou mais carinhosamente conhecida entre os JAAs como NONNA!

    ResponderExcluir