sábado, 14 de maio de 2011

Voltaremos em breve


Olá caríssimos abenautas, me mantive, nestes dias, um pouco afastado das atividades do blog, pois a faculdade tem tirado boa parte do meu tempo. Essa semana, por exemplo, estava bastante atarefado por ocasião dos trabalhos de rotina e, também, envolvido na I Semana de História de João Câmara-RN que, teve como tema: O Estudo e a Pesquisa em História: “Perspectivas e novos Olhares”.
Uma amiga lá da sala que, compunha a comissão de organização pediu para que eu elaborasse um cordel, onde retratasse tudo o que aconteceria no evento. Para piorar a situação a professora me repassou que o cordel substituiria o texto que seria proferido na solenidade de abertura.

(Figura 1 - Apresentação do Cordel)

No início deste ano, estávamos apresentando um seminário da disciplina de História do Brasil IV, do professor João e, uma das notas seria atribuída a uma exposição artística e, dessa maneira, me meti a fazer um cordel. O texto em que foi analisado para a feitura do mesmo foi: Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna de João Manuel C. de Melo e Fernando A. Novais. O texto, de uma forma genérica, tratava das transformações ocorridas na sociedade brasileira no período de 1930 a 1980, no que concerne aos aspectos sócio-culturais, político, econômico, enfim. A partir daí fiquei conhecido como João Paulo do Mel – o cordelista.
Não me considero um cordelista, até por que eu não sigo uma padronização exigida quando da construção das frases (versos). Porém, já me falaram que eu poderia ser um neo-cordelista.
Abaixo, segue algumas estrofes do 1º cordel, intitulado:

A Sociedade Moderna.

Nobres colegas solicitamos
Um minuto de atenção,
Registramos em cordel
O seminário do João,
Que leva o tempo em coçar
A barba e o barrigão.

Desculpe professor
Pelo momento de descontração
Sabemos que o senhor
Num desconta ponto não,
Vamos logo começar
Pedindo concentração.

Com todas essas mudanças,
Houve muita migração.
As pessoas abandonaram o campo
Mas, com muita lamentação.
Homem, mulher e menino
À procura de melhor condição.

No período da Ditadura
Viu-se com veemência
Autoritarismo e tortura,
Repressão e violência,
E fez com que a elite
Impusesse sua essência.

Quis aqui retratar
Um processo de transformação
Que, ocorrera na sociedade brasileira
No advento da modernização,
Num fato repentino
Que tomou conta da nação. 
    

O segundo cordel tem como título:


A I Semana de História de João Câmara.

Eu andava displicente
Nos bancos da faculdade,
 Aparece-me Narinha
Esbanjando felicidade,
Faça-me agora um cordel.
Sobre o quê por caridade.

Sobre o Encontro de História
Ela foi logo dizendo,
Se não me falha a memória
Eu fui logo respondendo,
Mais é difícil de mais,
  Que nada, já tô vendo você fazendo.

No primeiro mini-curso
A temática é de arrepiar,
Apresenta um discurso
Que anseia abordar,
Religiosidade e magia,
Mau-assombro e feitiçaria.
E vai dizer como é que é
Aquilo que o povo acha
E, dessa maneira, se encaixa
Nos territórios da fé.

Um abraço apertado
A todos vocês,
Se não foi o esperado 
Fica para a próxima vez.
Livrei-me desse imprensado
Deu-me um suor danado,
Até vontade de correr.
Mais valeu apena
Vivia toda essa cena
Mesmo sem merecer.

(Figura 2 - Olha a moral com as gatinhas do 8º período)

(Figura 3 - Turma do 8º período do Curso de História - UERN - João Câmara/RN)

Em breve virá um cordel com o título: O Sítio do meu Avô.


Um grande abraço.


São Paulo do Potengi-RN,14 de maio de 2011.


João Paulo Evangelista de Medeiros

Meliponário Campos Verdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário