segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um fato curioso

Estes dias, fui até o sítio para verificar o desenvolvimento de algumas colônias recém dividas e, me deparei com um fato, no mínimo, curioso. Constatei a presença das Moças brancas retirando algo das fitas adesivas que utilizo para a vedação das caixas. Por alguns instantes me pus parado observando e me questionando, em quê danado elas vão utilizar este material? Será que está associado ao seu mecanismo de defesa? Pois estas abelhas costumam se enroscar, geralmente, nos pelos do intruso, liberando sobre este algo bastante semelhante com resina. Algo bem pegajoso, grudento. Será que elas estão coletando a cola da fita?

Nobres colegas, para nós aqui do MCV, trata-se de um mistério a ser desvendado. Caso alguém tenha verificado e descoberto este enigma, fiquem à vontade, para realizarem apontamentos. Imensamente gratos.

(Figura 1 - Moça branca na coleta do material)

(Figura 2 - Enroscando-se nos pelos)

(Figura 3 - Observa-se as corbículas carregadas)

(Figura 4 - Esta acabara de chegar)


Um grande abraço,

São Paulo do Potengi-RN, 01 de agosto de 2011.

João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes

    

5 comentários:

  1. SIM JOÃO PAULO A NATUREZA É SAGRADA MAS O MELHOR DE TUDO ISSO É TUA CAPACIDADE E SENSIBILIDADE PARA PERCEBER ESSE MISTÉRIO. POUCOS TEM ESSE DOM. QUE DEUS TE ABENÇÕE E ABENÇÕE AS ABELHAS. ABRAÇOS. PADRE SIMÃO PEDRO. DIRETO DE ASUNCION PARAGUAY.
    http://www.chepotiguar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tua presença muito nos alegra. És uma pessoa bastante iluminada, tua luz é contagiante e nos faz acreditar que a nossa vida sem a companhia divina nos torna fracos.

    Estamos, a cada momento, necessitando de tuas preces e bênçãos.

    Meu grande amigo, conselheiro e mestre Pe. Simão, estamos esperando o seu retorno às terras potiguares... Irmos até o sítio comer castanha, mel de Jandaíra... É uma pena que o período de suas férias não corresponde a mesma época de fartura: milho assado, feijão verde, jerimum, melancia, maxixe, todos esses produtos deixados como herança cultural pelos nossos antepassados. Os índios potiguares.

    Um grande abraço, Padre - Simão, Índio Potiguar, Discípulo, Mensageiro da paz e do amor de Deus.

    João Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Prezado João,

    Não só as moças brancas fazem isso, mas também as jataís e grande parte das trigonas e scaptotrigonas.

    O que acontece é que essas abelhas tem grande necessidade de resinas, essa substância pegajosa que sempre encontramos nas colônias dessas espécies.

    Como são abelhas que praticamente não utilizam barro, material muito mais fácil e abundante de se encontrar, acabam se utilizando de tudo que é pegajoso como material de construção.

    já vi isso várias vezes, mas não sei se esse material seria tóxico as abelhas, acredito que não, pois a sua utilização me parece que é sempre para a vedação interna dos enxames.

    Espero ter ajudado.

    att,

    Kalhil Pereira França
    Meliponário do Sertão
    Mossoró-RN

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Kalhil,

    Com certeza, seus comentários são sempre pertinentes. Imensamente grato.

    um abraço.

    ResponderExcluir