sábado, 21 de maio de 2011

A abelha Tubiba

Sempre que converso com meu avô sobre abelhas sem ferrão ele lembra de uma abelha chamada Tubiba. - Comentava que, “o cabra tinha que ser macho (valente, corajoso) para poder tirá-la”, ele a comparava com o Arapuá (Trigona Spineps) no quesito defesa e força na mandíbula, pois – “beliscava, aos montes, o camarada no pescoço, no nariz, nas orelhas...” Relatou ainda que eram bastante populosas; faziam bastante mel – “eu já cheguei a tirar quase dois litros de mel num cortiço de Catingueira que eu tinha aqui em casa”. Finalizando nossa conversa meu avô relatou ainda que, se tratava de uma abelha pequena e “pretinha”.

Bem, como eu já possuía alguns conhecimentos prévios, fui à busca de informações, algumas infrutíferas, como na literatura ou internet, por exemplo. Se nessas fontes não foi possível encontrar nenhum registro, restavam-me as fontes orais. Vejamos o que foi encontrado: no primeiro relato, de um apicultor aqui do município, este dissera que, quando era criança havia, no caminho do roçado, uma abelha justamente com essas características, num pé de Imbuzeiro e que, posteriormente um Sr. queimou o Imbuzeiro com abelha e tudo, quando da ampliação do roçado.

Outro dia fiquei sabendo que, em João Câmara-RN, cidade onde estudo, existe duas comunidades rurais que, seus respectivos nomes faz menção a esta abelha. São elas Tubiba e Tubibal. Um colega que estava desenvolvendo um trabalho de pesquisa em uma dessas comunidades, falou que, em uma de suas entrevistas, um morador relatou que havia muita mata no lugar (em decorrência atribui-se o 1º nome da cidade de João Câmara - Matas) e que, era o berço da abelha Tubiba. Existia muita abelha, segundo o entrevistado. As pessoas utilizavam o mel no tratamento de gripes e resfriados, contra inflamação na garganta e, principalmente, o mel era adicionado ao mingau das crianças. Estas abelhas foram retiradas do seu habitat natural, chegando ao ponto, de hoje não encontrar uma se quer abelha Tubiba na região.

Insatisfeito ainda, procurei o pároco do lugar, o Monsenhor Lucena Dias, um dos precursores da apicultura em nosso Estado, no qual tem uma experiência vastíssima na lida com as abelhas africanizadas. Lhe perguntei, sendo este, um grande conhecedor da história de João Câmara, se conhecia a abelha Tubiba, e me respondeu que sim. Inclusive, há não muito tempo atrás, havia recebido uma de presente num toco de Aroeira e, depois de passados alguns anos ela se extinguiu. Por alguns instantes achei que estava bem próximo dela.

Noutro dia, por ocasião do X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura realizado em Natal-RN de 11 a 14 de outubro de 2010, tive a oportunidade de conversar um minutinho com o Ezequiel da Jandaíra de Jardim do Seridó-RN, como é conhecido devido a quantidade de abelhas que possui e pelo comércio de seus produtos. Lhe falei a respeito da abelha Tubiba, e me respondeu que tinha apenas uma, também foi a única coisa que conversamos sobre esta abelha.

O que permanece é uma dúvida tremenda com relação à Tubiba. Será que ela foi catalogada? É possível que tenha desaparecido de vez das nossas matas? Será que ela é a Tubi do Maranhão?

Certa vez, acompanhando o vídeo produzido pelo globo rural com as Tubis do Sr. Wilson, foi possível notar diversas semelhanças entre ambas. Só que no vídeo enfatiza-se muito a produção de pólen, e meu avô falou da produção de mel. Acompanhando o blog do Márcio Pires – Rei da Mandaçaia, ele fala que as Tubis são boas produtoras de mel, não apenas pólen.

Seria a nossa Tubiba a mesma Tubi do Maranhão? Alguma espécie de scaptotrigona?

(Figura 1 - Abelha Tubi "Escaptotrigona sp" - Meliponário do Sertão) 


 (Figura 2 - Imagens - Meliponário do Sertão)

(Figura 3 - Pau-d'arco)

Segundo meu avô, este Pau-d´arqueiro no Sítio Carnaúba, há muito tempo atrás abrigava um ninho da abelha Tubiba.


Um grande abraço.


São Paulo do Potengi-RN, 21 de maio de 2011

.
João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes

16 comentários:

  1. Amigo João,

    realmente temos muito o que aprender sobre essa espécie.

    Em minha região(cariri paraibano)os mais velhos sempre falavam da abelha tubiba,como sendo valente,e boa produtora de mel,e seu mel é bastante medicinal,dizem...

    Estou em pesquisa por aqui,pra tentar localizar alguma colônia,em estado natural..,e já tenho tido algumas dicas positivas,pois amigos meus,me disseram que irão conseguir localizar uma pra mim(pois não tenho tempo de procurà-las ,lá no cariri,devido ao trabalho,e por morar bem distante)(cerca de 240km),espero poder conseguir minha primeira colônia dessa bela espécie,já que ela é nativa de nossa região...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá paulo, sou de cáceres no mt.
      ao que tudo indica, eu tenho essa tubiba, busquei ela num mato perto da minha casa, ela ainda está na madeira que trouxe do mato.
      a principio achei que fosse tubuna, mas ela é toda preta, então tudo indica que é essa tubiba, tenho intençao em colocá-la numa caixa racional, mas preciso de saber que modelo de caixa tenho que construir....
      abraços
      junior paulo zocal - cáceres mt..
      e-mail: jpzocal@hotmail.com

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=vk3Zib3Kx8A

      Essa abelha eu tive várias definições de identificação, a ultima de um grande criador do Sul como sendo a Tubiba.

      Excluir
  2. Rivan disse: meu amigo não crio a tubiba mas, sei quem cria aqui em Macaiba ela é do tamanho da abelha canudo com as pontas das asas branca e tem o cheiro de coco.
    Abraço
    Rivan Fernandes

    meliponário do litoral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. num outro blog, o abelhas de ouro, diz que é a mesma tubiba e a canudo... e não tem as pontas da asa branca não!!!!
      tambem não fala de nenhum cheiro caracteristico, kkk
      é muito complexo detectar espécies de abelhas...
      abraços....
      junior paulo zocal, cáceres mt.
      e mail. jpzocal@hotmail.com

      Excluir
  3. Amigo João,
    Acompanho seu bloger de perto. Parabéns!
    Com relação à tubiba, caro amigo. Existe um município visinho ao meu que tem um Senhor que tem algumas caixas desta espécie.
    Bem, pelomenos ele às chama por esse nome. Vou ver se encontro um tempinho pra dar um pulo por la e fazer algumas fotos, depois te envio.
    As características batem com as que seu avo descreveu, são bem defensivas, pequenas, e pretas.
    Que Deus te proteja e ilumine meu amigo!
    Att: Isaac Soares de Medeiros
    http://www.abelhasdosabugi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amigo Isaac, ficarei aguardando ansiosamente, muito obrigado. um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu nome é Vitor e eu quero saber se você vende mel de abelha tubiba, se sim.A quanto está o litro do mel?Meu e-mail é vitor9132@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá caro Vitor,

    Essa espécie de abelha já não mais é encontrada nas nossas matas.

    Estamos enfrentando um grande dilema com uma das maiores secas dos últimos tempos, não dispomos de mel algum para a venda.

    Muito grato.

    ResponderExcluir
  7. Opa João! Muito interessante sua pesquisa. A tempos queria saber um pouco sobre a história dessa abelha que é simbolo da minha família. Um parente tinha um criatório dessas abelhas nas antigas. E por isso, até hoje nossa família recebe o apelido de tubiba. É uma união de sobrenomes como: oliveiras, chaves e jacksons que recebem o apelido de Tubiba no Alto Oeste potiguar. Tudo surgiu na cidade de Serrinha dos Pintos... ah! Achei muito interessante saber que tem duas comunidades com os nomes tubiba e tubibal. e-mail: eduardo.tubiba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Tenho 2 enxames da Tubiba, abelha valente e exelente produtora de mel, realmente é difícil localizar ela, gosta muita de fazer moradia em plátanos ocados, mais altos dificultando a localização da mesma e a entrada da colmeia é para dentro e não para fora, com um pouco de cera na borda que também dificulta a localização da especie, espero ter ajudado, moro em Três Coroas-RS, meu e-mail é : rogeriofeier@mail.com

    ResponderExcluir
  9. Temos que entrar num consenso, sobre definição, o que é TUBIBA , TUBUNA, MANDAGUARY. aqui tenho TUBIBAS de várias colorações e vários tipos de entrada e não exalam cheiro algum,,,,,,,,,,,,já tenho TUBUNAS de várias colorações e que exalam cheiro e tem vários tipos de entradas,,,,,,,,,,,,,E AGORA????????

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,alguém tem enxame para vender?

    ResponderExcluir
  11. Scaptotrigona tubiba (Smith, 1863)

    ResponderExcluir
  12. Scaptotrigona tubiba (Smith, 1863)

    ResponderExcluir
  13. Amigo João, gostei muito de sua matéria sobre a abelha tubiba, mora em Recife, gosto muito das abelha, tenho algumas colmeias italianas e Uruaçu, por coincidência estou em visita à Natal e entre João pessoa é Parnamirim, parei na estrada para comprar abacaxi e no local o vendedor tinha 1 litro de mel de tubiba, alguns litros de Uruaçu e italianas. Comprei o litro da abelha tubiba, pense amigo num mel gostoso. Meu email é esmeraldomarinho@gmail.com

    ResponderExcluir