segunda-feira, 30 de abril de 2012

Micro aula sobre Meliponicultura no curso – Repasse Metodológico do JAA no RN

Na semana de 16 a 20 de abril tivemos a oportunidade e a felicidade de participarmos do Repasse Metodológico do JAA no centro de treinamento do SENAR-AR/RN, localizado no parque de exposição Aristófanes Fernandes, local onde se realiza a Festado Boi em Parnamim/RN.

O JAA – Jovem Aprendiz Agricultor é um Programa que foi desenvolvido pelo SENAR-PR com o intuito de proporcionar aos jovens, sobretudo àqueles do meio rural, conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional rural.

Maiores informações consultar: www.sistemafaep.org.br/Estatico/Jaa/index.html

O curso contou com a participação de 20 educadores do SENAR-AR/RN, das mais diferentes áreas do conhecimento (Veterinários, Zootecnistas, Agrônomos, Nutricionistas, Pedagogos, Técnicos Agrícola, enfim), sendo que os instrutores Geremias e Regiane vieram do SENAR-PR. O curso, em linhas gerais, problematizou à prática docente, melhor dizendo, foi pautado no processo metodológico que norteia o exercício de instrutor e/ou educador.

(Figura 1 - Turma de educadores do SENAR-AR/RN)

(Figura 2 - Hora do rango)


(Figura 3 - Hora do serviço)

Neste curso, além de destacar como aspecto positivo o aprendizado, a convivência, pontuo ainda, mais dois que, para mim, sem dúvida, foi motivo de grande honra. Um deles foi de ter tido a oportunidade de participar deste ao lado de dois professores aos quais fui aluno, são eles: Hildo Filho e Alexandre Lemos.

(Figura 4 - Dividindo as tarefas)

(Figura 5 - Ao lado do amigo Alexandre Lemos)

Meu primeiro contato com o SENAR-RN foi como aluno, participando dos cursos que vez por outra aconteciam aqui em São Paulo do Potengi/RN. Posteriormente procurei me informar de como proceder para fazer parte da Instituição, desta vez, não mais como aluno e sim como educador. Por intermédio do mobilizador daqui do município e também de minha noiva Déborah que articulou quando do surgimento de uma vaga para educador de apicultura, uma vez que o SENAR-RN iria implantar a cadeia produtiva da apicultura e necessitava de educadores, sendo assim, consegui mediante alguns processos seletivos ficar na vaga.

O outro, talvez o mais importante foi que, no encerramento do curso cada participante teria que ministrar uma aula de trinta minutos para os alunos da Escola Agrícola de Jundiaí vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN e estaria livre para escolher o tema. Não pensei em outro – MELIPONICULTURA na certa.

Imaginem a emoção pela qual passei – “ministrar uma aula sobre Meliponicultura, aquilo que mais gosto de fazer e na Escola em que fui aluno”, isso me deixou extremamente tenso um pouco antes da apresentação, mas depois em que percebi o envolvimento da turma, se tivéssemos mais umas três horas talvez fosse tempo suficiente para vermos todo o planejamento.

(Figura 6 - Conteúdos abordados)

Tive que acelerar e falar resumidamente para dar tempo de vermos o mais importante.  

(Figura 7 - Durante a explanação)

(Figura 8 - Momento de tirar as dúvidas)

(Figura 9 - Mostrando as caixas para a criação)

(Figura 10 - Amanda e Elizângela ajudaram na confecção das abelhinhas e dos cartazes)

(Figura 11 - Mensagem de encerramento)

Sempre no encerramento de alguma palestra e/ou curso, seja ele de Apicultura ou Meliponicultura costumo utilizar esta mensagem reflexiva, muito embora não saiba a quem pertence sua autoria.   

(Figura 12 - Turma de educadores e alunas do Curso Técnico da EAJ/UFRN)

Com certeza, uma experiência muito valiosa!  


Um grande abraço,


São Paulo do Potengi/RN, em 30 de abril de 2012.


João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes
   

5 comentários:

  1. Parabéns João,

    Você merece crescer cada dia mais em sua profissão, pois você a exerce com amor, isso é notável.

    Se você não me falasse que estava nervoso eu não ia perceber nunca!!!

    Foi muito bom aprender sobre a meliponicultura e o seu papel na preservação do meio ambiente.

    Um abraço apertado

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda,

    Muito obrigado, realmente amo as minhas abelhinhas. Amo de tal forma que, muitas vezes, acabo deixando muitas coisas importantes em segundo plano.

    No dia da apresentação, quando Josimar encerrou, que me dirigi par o centro da sala, ma deu um branco total, foi aí que fiquei nervoso.Porém, quando ele retornou para distribuir as balinhas voltou tudo novamente.

    O resto você já sabe do ocorrido.

    Venha aqui qualquer dia aí você vai perceber o quanto são importantes.

    Abração.
    JP

    ResponderExcluir
  3. Oi João Paulo....

    Cada vez que entro nesse maravilhoso blog tenho uma surpresa...são novas fotos, novos comentários, novos versos...enfim me veem ótimas recordações!!! Também me pego, as vezes, parada lembrando daquela semana, dos acontecimentos..enfim, a saudade bate. Mas JP, onde você conseguiu essas fotos que estão postadas aqui nessa matéria?? Porque me parecem as fotos que foram tiradas na máquina de Janaína (SENAR). Se você tiver recebido um email, encaminhe pra mim, por favor. Te agradeço demais....

    Um grande abraço,
    Tereza Marcelina

    ResponderExcluir
  4. Oi Tereza, tudo bem?

    Obrigado por enriquecer este espaço com seu comentário.

    Estas fotos são da câmera de Elisângela. Depois enviarei para ti.

    Abração JP.

    ResponderExcluir
  5. Oi João Paulo,

    Sou Professora da EAJ/UFRN onde temos um grupo de estudo em abelhas. Estamos realizando uma pesquisa em Meliponicultura e visitando alguns meliponicultores no Estado. Gostaria de obter alguns dados com você.
    Aguardo contato,
    Att.

    Gunthinéia Lira
    gunthineia@gmail.com

    ResponderExcluir