Esta semana, em visita ao amigo Tita no Sítio Campo Grande, para mais uma inspeção nas abelhas Jandaíras, uma delas tivemos que deixar para a próxima oportunidade, pois um Sabiá achou de construir seu ninho justamente em cima da caixa, impossibilitando a realização do manejo.
(Figura 1 - Ninho sobre a caixa de Jandaíra)
(Figura 2 - Filhotes)
(Figura 3 - Ninho de Sabiá)
(Figura 4 - Sabiá alimentando os filhotes)
Trata-se exatamente de uma colônia recém formada e, como toda abelha que se encontra neste estágio precisa de muita atenção e manejo correto, para o seu pleno desenvolvimento.
Mas vamos torcer para que ocorra tudo dentro das normalidades, até por que as primeiras chuvas já caíram, sendo bem provável o aparecimento de algumas floradas, permitindo a entrada de néctar e/ou pólen. Sendo assim, a rainha irá acelerar a postura e o enxame pouco a pouco se fortalecerá.
Aproveitando a ocasião o Tita me levou até o ninho do Quero-quero, aqui em nossa região conhecido como Tetéu.
(Figura 5 - Ninho do Tetéu)
Muito embora tenhamos tido uma surpresa, pois ao chegarmos ao local o Tita verificou a presença de apenas um ovo, sendo que havia dois quando da sua última visita ao local. O Tita acredita que, como se trata de uma área destinada à colocação do gado (bovino), algum destes tenha pisado no ninho, pois o único ovo que encontramos estava danificado e não havia nenhum Tetéu de guarda. São aves extremamente defensivas quando alguém se aproxima de sua área de reprodução.
(Figura 6 - Vanellus chilensis)
(Figura 7 - Área destinada a colocação do gado)
Um grande abraço,
São Paulo do Potengi/RN, em 14 de fevereiro de 2012.
João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes
Nenhum comentário:
Postar um comentário