quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dúvidas frequentes 2



Caríssimo Raul,

Esta semana recebemos um e-mail do Raul de Minas Gerais. Sucedeu-se da seguinte maneira:

Em sex, 15/6/12, Raul <rauldasiveira01@yahoo.com.br> escreveu:
Assunto: Caixa INPA?
Para: "jpabelhas@yahoo.com.br" jpabelhas@yahoo.com.br
Data: Sexta-feira, 15 de Junho de 2012, 5:24

Vou tentar te responder diante da experiência adquirida na lida com as ASF no dia a dia, levando em consideração os aspectos relacionados à minha região (RN - Sertão), que, possivelmente é diferente da sua, apesar de que MG apresenta um pouco dessa conformação geográfica (Caatinga). 

1 - Olá meu nome é Raul sou de MG e gostaria de ti pedir uma força, pois gostaria de fazer a caixa INPA a qual tÊm muitas nas fotos no seu blog, peguei um material na internet mais creio que seja fraco pois não consigo ver a caixa do exemplo com exatidão, por este motivo gostaria que se for possível você me mandasse as medidas e fotos das suas. Pelo que vi as divisões são estas: 1.lixeira 2. Ninho 3. Sobreninho 4. Melgueira 5.Tampa.

A caixa INPA que trabalhamos aqui, suas medidas foram adaptadas obedecendo nossa realidade (disponibilidade de madeira, a facilidade de confecção, mais ajustada ao manejo que executamos, enfim). Suas dimensões variam conforme a espécie, ou seja, se é para a acomodação das Uruçus tem uma medida, se é para Jandaíra tem outra, Rajada e etc. Mas todas são construídas da mesma forma, variando apenas as medidas conforme explicitado. Você tem que observar quais se adéquam melhor a espécie.

As medidas para Jandaíra são: 16 X 16 X 07 (são válidas tanto para o ninho como para o sobreninho e melgueiras). Usamos um fundo pregado no ninho, não utilizamos lixeira; um sobreninho, contendo na região inferior (passagem do ninho para o sobreninho) uma auréola, podendo o conjunto de crias atingirem as tariscas da 1ª melgueira; 1ª e 2ª melgueira, contendo tariscas na parte inferior como suporte para que as abelhas depositem pólen e mel e uma tampa. A caixa inteira é formada por 5 partes, algumas imagens no blog encontrarás duas ou três partes em uma colônia ou outra, é que, inicialmente fazemos as divisões e utilizamos apenas 2 partes, a medida que o enxame vai se desenvolvendo vamos adicionando as outras.

Com relação as imagens você pode verificar em postagens anteriores no blog. (Ex. Dividindo as famílias) têm umas imagens bem compreensíveis.   

2 - Observei alguns vídeos do pessoal fazendo aquela isca pet! Se eu fizer uma isca de própolis e cera e álcool pra banhar a garrafa e fazer todo aquele procedimento de colocar a cera na tampa furada e talvez seja possível conseguir atrair estas abelhas? Ou só na mata mesmo?

O que eu vejo comumente na internet, essa técnica funciona perfeitamente com as abelhas Trigonas (Jataí, Iraí... Mirins de uma forma geral). Eu particularmente nunca usei a isca com garrafas pet, o que estou testando no momento são caixas em que já foram povoadas, ou seja, se transfere uma abelha para uma caixa nova, por exemplo, aí pego a velha (esta vai com o cheiro, restos de batume, cera, resina, túnel de acesso feito, enfim, o que a torna bem mais atrativa) e vou espalhando nas proximidades do meliponário em locais estratégicos. Este ano já pegamos duas Jandaíras.

Pode funcionar também com as Meliponas, mas acho mais demorado. Uma isca pode permanecer no local durante anos e acontecer de não se capturar uma colônia, exceto de formigas que adoram a moradia. É aí onde entra o cuidado para que isso não ocorra, caso contrário torna mais difícil a captura.      

3 - Na minha casa existem muitas árvores frutíferas e logo de manhã vêm abelhas de todos os tipos pegar pólen e néctar, gostaria da opinião de alguém experiente.

Se nas proximidades de seu meliponário existe a ocorrência de colônias naturais é bem possível que você tenha êxito em suas capturas. Caso se trate de área urbana, e não exista, colônias naturais, você pode ir fazendo as divisões das suas abelhas sem se preocupar com capturas.

Pode funcionar também com as Meliponas, mas acho mais demorado. Uma isca pode permanecer no local durante anos e acontecer de não se capturar uma colônia, exceto de formigas que adoram a moradia. É aí onde entra o cuidado para que isso não ocorra, caso contrário torna mais difícil a captura.      

Espero não ter complicado.
Qualquer dúvida mande as ordens.

Cordialmente,

Estamos abertos a novos questionamentos, outros pontos de vista.

Um grande abraço,

São Paulo do Potengi/RN, em 21 de junho de 2012


João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário