sábado, 16 de abril de 2011

Estande do Mel - XV Caprifeira

Neste último fim de semana, dias 08, 09 e 10 de abril de 2011, realizou-se em São Paulo do Potengi-RN a XV edição da Caprifeira. Exposição de caprinos e ovinos. Um dos maiores eventos agropecuários da Região do Potengi, que movimenta centenas de pessoas todos os anos, grande parte para apreciar a programação cultural: Shows com artistas da terra, mamulengos, repentistas, sanfoneiros, apresentações artísticas dos programas sociais, além, dos parques de diversões, a barraca do tiro, as barracas de lanches, o morre-em-pé (espetinho com uma cachacinha), as atrações com bandas de forró a noite, enfim, toda uma gama de entreterimento para a família.

Em se tratando do evento, a estrutura comporta ainda os currais com as mais variadas raças de caprinos e ovinos, tem o pavilhão para a acomodação dos bovinos, feirão de gado do PRONAF, onde o agricultor efetiva a compra dos animais, julgamento da melhor matriz, com aptidão para leite e/ou corte, o melhor reprodutor; torneio leiteiro, dia de campo nas fazendas do município, oficinas, palestras... O evento conta com o apoio da Secretaria de Agricultura de São Paulo do Potengi-RN e as instituições ligadas ao setor rural, como: EMATER, EMPARN, e IDIARN.

Outro espaço para visitação são os estandes que, possuem toda uma representação cultural de cada município, tem o artesanato, comidas típicas, produtos da agricultura familiar e, em um desses estandes, a convite do amigo André Luís - Extensionista  Rural da EMATER de São Pedro-RN, expus algumas caixas - modelos INPA e Nordestina para a criação racional das abelhas Jandaíra (M. Subnitida), Rajada (M. Asilvai) e Mosquito (Leurotrigona) e, também mel de Jandaíra e Africanizada.

O espaço estava dividido com alguns apicultores da Comunidade Rural Lagoa do Sobrado. E também, com uma simpática senhora que vendia artefatos de barro: panelas, vasos de plantas, potes, chaleiras, etc. Muitas pessoas passaram pelo estande, muita gente querendo iniciar na atividade: Pessoas que estão tendo muito trabalho com as africanas, outras perguntaram se podia levá-las para o apartamento, outras atraídas pela proteção contra lagartixas, outras querendo saber a diferença entre os dois modelos de caixas, ou seja, uma tarde bastante proveitosa, conheci pessoas de outros municípios do Estado, trocamos experiências. E assim, vamos divulgando o trabalho com as abelhas e, aos poucos a Meliponicultura vai ganhando espaço e se fortalecendo.

(Exposição dos produtos)


(Prestando informações)


(Detalhe da caixa de Mosquito com proteção contra lagartixa)


(A esquerda eu e a direita a apicultora Maísa)


Um grande abraço.

São Paulo do Potengi-RN, 16 de abril de 2011.


João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes

Um comentário:

  1. Adorei ver que você tem todo um cuido com as nossas abelhas de ouro.
    JP CONTINUE protegendo a nossa mae natureza

    ResponderExcluir