terça-feira, 17 de março de 2015

Estudo de propriedades da geoprópolis produzida pela abelha Jandaíra (M. subnitida) na região do Potengi

 (Figura 1 – Colônia de Jandaíra com boa capacidade de produção da geoprópolis)

Recebemos em nosso meliponário a visita da Sra. Déborah e família, para a coleta de amostras da geoprópolis produzida pela abelha Jandaíra, em diferentes regiões do Estado. Como espaço de ocorrência natural desta espécie, a região do Potengi foi contemplada e o nosso meliponário teve a imensa satisfação de contribuir com esta pesquisa. Pesquisa esta que resultará em sua tese, que será apresentada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos (PPgDITM) da Universidade Federal Rural do Pernambuco – UFRPE, em cumprimento às exigências de seu doutoramento.

(Figura 2 – Coleta de amostras)

(Figura 3 – Colônia doadora)

Abaixo uma breve descrição do que comporá as linhas deste trabalho, enviada pela Déborah.

“O trabalho objetiva estudar a geoprópolis produzida pela abelha Jandaíra sob os aspectos: palinológico, químico e biológico. Será realizada análise palinológica de cerca de 30 amostras coletadas na região do semiárido norte-rio-grandense. A seguir, serão obtidos extratos alcoólicos (EAGJ) dessas amostras, dos quais se determinará os perfis químicos por cromatografia em camada delgada (TLC) e cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a um detector de matriz de díodos (LC-UV/DAD). Após esta etapa, será feito o isolamento, a purificação e a identificação estrutural dos constituintes principais de cada amostra. Os EAGJ serão avaliados, ainda, quanto ao seu potencial como agente antibacteriano in vitro (contra estirpes de micro-organismos responsáveis por infecções respiratórias), e antitumoral in vitro, através do ensaio de redução do sal de tetrazólio (MTT).”

(Figura 4 – Déborah e seu esposo)

(Figura 5 – Déborah e eu)

Ficamos felizes em ajudar neste trabalho, na certeza de que a cada dia a meliponicultura vai se fortalecendo ainda mais.

Sucesso no seu trabalho Déborah.

Durante a visita fomos conhecer a vigia da nossa serraria, esta Rolinha já tirou 8 ninhadas neste mesmo ninho. Já se acostumou com nossa presença. Vez por outra até arrumamos o ninho, pois o peso por causa da acumulação dos detritos acaba tombando o ninho.  

(Figura 6 – Ave conhecida como Rolinha branca)


Um grande abraço,

São Paulo do Potengi/RN, em 17 de março de 2015.


João Paulo Evangelista de Medeiros

Meliponário Campos Verdes

5 comentários:

  1. Você sempre contribuindo para o crescimento dos estudos sobre a meliponicultura!!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, tudo bem?

    Que bom, vosmecê por aqui novamente!

    Obrigado e abração grandão

    ResponderExcluir
  3. Muito bom rever você, sempre ativo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Joao Paulo!
    Fiquei curioso com o resultado da análise do geopropolis da jandaíra, vc já recebeu o resultada da pesquisa? Poderia postar aqui? Obrigado e grande abraço de Goás!
    Marcos - Goiânia, GO.

    ResponderExcluir