quinta-feira, 3 de julho de 2014

Formação da nova diretoria da APISPOTENGI

Ontem, dia 02 de julho, na sede do SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de São Paulo do Potengi foi realizada uma reunião, para tratarmos de assuntos inerentes ao resgate da Associação dos Apicultores do nosso município. A Associação dos Apicultores de São Paulo do Potengi-APISPOTENGI foi criada em 2003, alcançando seu ápice no ano de 2004, ano promissor na produção de mel, tendo em vista um ano de bom inverno. (Aqui em nossa região temos essa designação, um ano de bom inverno é aquele em que as chuvas são suficientes para adornar a nossa mesa de fartura... prosperam as lavouras, mel, água em barreiros, riachos e açudes, formam-se as pastagens para a alimentação dos animais, enfim. Não vivenciamos uma fase destas desde 2011, no último triênio tivemos apenas chuvas brandas e espaçadas. Essa fartura permanece resguardada na lembrança e na esperança do homem do campo, que anos vindouros possam devolver-lhes a alegria das épocas de bonança).

2004 alavancou os índices da Apicultura potengiense... ótima produtividade; novos apicultores e apicultoras sugiram. Virou moda ser apicultor em São Paulo do Potengi! A Associação registrou em suas atas em torno de 50 apicultores, sendo que o número era superior.

De lá para cá, os índices não impressionam tanto. Os anos de pouca produtividade, em virtude da sequência de épocas desfavoráveis renderam a associação sua inadimplência; projetos inacabados, como o da casa de mel do Assentamento Pedra Branca; o desestímulo dos sócios, dentre outros fatores.

Devido a injeção de projetos despejados nesse momento por diversos programas governamentais, o incentivo que tem sido evidenciado, a falta de representatividade local no nosso setor e, sobretudo o amor à profissão, resolvemos resgatar a associação, onde já estamos trabalhando a possibilidade de tornarmos a APISPOTENGI em APIMESPP – Associação dos Apicultores e Meliponicultores de São Paulo do Potengi.

Um encontro bastante proveitoso, onde contou com a participação maciça dos apicultores e apicultoras do município, Paulo Ananias Vice-presidente do SINTRAF - SPP; Dário Alves delegado adjunto do MDA.

PAUTA DA REUNIÃO

Eixo norteador: Organização da cadeia apícola de São Paulo do Potengi: novas perspectivas para a associação dos apicultores.

Problemáticas em foco:
Novas diretrizes para o Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta da Agricultura Familiar;
Casa de mel do PA Pedra Branca: entraves e soluções para seu funcionamento;
Programa RN Sustentável: incentivo financeiro para o setor apícola;
Quem são os parceiros: novos caminhos para o fortalecimento da Apicultura potengiense;
Formação e estabelecimento da nova diretoria.

Membros da nova diretoria

Presidente: João Paulo da EMATER
Diretor Técnico: Manoel Floriano (Manel do mel)
Secretário: Edilson de Cachoeirinha
Tesoureiro: Leildo de Manjericão
Fiscais: Chiquinho do mel, Ana, Naldo de Cachoeirinha, Nego de Zuza

Que os laços sejam fortalecidos e encontremos novos horizontes para o fortalecimento da apicultura potengiense!

(Figura 1 – Apicultores após a reunião)

(Figura 2 – À esquerda, Dário Alves, delegado adjunto do MDA)

(Figura 3 – Ao fundo, a Sra. Ana Maria, batizada de abelha rainha do grupo)         


Um grande abraço,

São Paulo do Potengi/RN, em 03 de julho de 2014.


João Paulo Evangelista de Medeiros

Meliponário Campos Verdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário