sexta-feira, 26 de abril de 2013

A abelha Jandaíra e o pé de Manga


Outro dia, durante minhas visitas de rotina ao meliponário, verifiquei um fato curioso, ou melhor, antes nunca visto. Nem o companheiro Tita havia presenciado em época alguma tal fato, haja vista, que o mesmo vivencia a lida com as Jandaíras desde menino, no “tempo de seus avós”!

(Figura 1 – Florada da mangueira)

Percebemos que a Jandaíra encontrava-se apaixonada pelo pé de Manga. Vimos que a abelhinha alada estava visitando com muita frequência o pé de Manga. Tratava-se de um verdadeiro caso de afinidade, de comunhão, de parceria, de amor... Isso é o que a natureza, sábia, promove: caso de amor entre os seres. Exceto o bicho homem, que pode-se afirmar que é o irracional da história.

Além da busca incessante por alimentos nesse longo período de estiagem, a Jandaíra estava recorrendo a outros recursos no pé de Menga.

(Figura 2 – Vedação das frestas)

Como podemos notar na imagem acima a Jandaíra estava utilizando os resquícios florais para vedação das frestas existentes no cortiço

(Figura 3 – Elemento de construção do ninho)

Vimos também, que a Jandaíra estava utilizando o leite da manga como elemento de construção do ninho. Pude acreditar, pois sem saber que elemento era aquele, levei até a boca um cristalzinho destes (Figura 3) e o sabor era semelhante. Depois o Tita me falou que havia presenciado uma Jandaíra coletando o material.

(Figura 4 - Cristaizinhos)

Conversando com o Tita sobre o por quê, acreditamos ser a escassez de resina vegetal diante da seca. Observamos isso nas abelhas recém transferidas ou em novas famílias. 


Um grande abraço,

São Paulo do Potengi/RN, em 26 de abril de 2013.


João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes
  

Um comentário: