quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Avaliação da qualidade do mel de Jandaíra (Melipona subnitida) do Estado Rio Grande do Norte


Precisamente no dia 12 de agosto, tivemos a felicidade de recebermos no nosso meliponário uma pessoa super agradável, extremamente sensível para com as questões ambientais, a estudante de Nutrição Amanda Paiva, para a realização de uma atividade inerente a um trabalho sobre a avalição da qualidade do mel da Jandaíra. (Trabalho monográfico como requisito para a obtenção do título de Nutricionista da Universidaded Potiguar - UNP). 
Em primeiro lugar, vou me desculpando de vosmecê Amanda, pela demora na publicação deste material, diga-se de passagem, riquíssimo para o meio melipônico, em especial da nossa Jandaíra, onde alguns estudos ainda permanecem isolados, sem o icentivo devido das instiuições, pois estas, em sua maioria, assistenciam atividades geradoras de lucro, se a meliponicultura não dá lucros, passa despercebida.
Agora, evidencia-se suas palavras: 
No mês de abril tive a maravilhosa oportunidade de participar do curso de formação de educadores para o programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) do SENAR- RN (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Estado do Rio Grande do Norte) e, na semana do curso, conheci a Meliponicultura por meio do amigo João Paulo do Meliponário Campos Verdes, um apaixonado por abelhas sem ferrão. Ele me falava com tamanha empolgação de suas abelhas que acabou me contagiando.

A cada dia venho estudando mais sobre o assunto e me apaixonando por esses seres incrivelmente organizados.

E dessa curiosidade pelo mundo das abelhas indígenas, iniciei o trabalho de pesquisa para análise de mel de Jandaíra. Esse é o meu trabalho que será apresentado para conclusão do curso de graduação em Nutrição, que tem como objetivo geral avaliar a qualidade do mel de Jandaíra (Melipona subnitida) do Estado Rio Grande do Norte. As análises que estão sendo realizadas são: teor de umidade; reação de Lund (verifica a presença de albuminoides); reação de Fiehe (avalia a presença de açúcares invertidos por hidrólise ou superaquecimento do mel); análise de coliformes totais e, se confirmativo, coliformes termotolerantes; e a última análise verifica a presença da bactéria Estafilococos coagulase positiva.

A escolha do mel de Jandaíra se deu por ser a espécie mais criada no Estado e também por seu valor comercial. O mel da “Rainha do Sertão” tem um sabor diferente da Apis, não é tão forte e enjoativo, pois possui um teor maior de umidade, só sabe quem já provou como ele é saboroso. Existe uma procura maior que a oferta, tornando esse mel uma verdadeira iguaria.

As coletas foram realizadas nas quatro regiões do Estado, especificamente nas microrregiões de Macaíba, Agreste Potiguar, Baixa Verde, Angicos, Seridó Oriental e Mossoró.

Foi um trabalho um pouco cansativo, porém gratificante! É um prazer imenso contribuir para divulgação dessa atividade que é essencial para manutenção da flora nativa, já que essas abelhinhas são responsáveis por cerca de 90% da polinização feita em árvores brasileiras, e consequentemente pelo equilíbrio de todo o ecossistema. Acho que depois de tudo isso nem precisaria dizer que também me tornarei uma meliponicultora, sem fins comerciais, apenas pela terapia que é cuidar das abelhas sem ferrão. Garanto, traz uma paz imensa ficar perto dessas pequeninas.
Algumas imagens de sua visita:
(Figura 1 - Amanda e o amigo Tita verificando a presença de mel)
(Figura 2 - Retirada do mel)
 
(Figura 3 - Abelha Rajada)
 
(Figura 4 - Abelha Mosquito)
 
(Figura 5 - Abelha Uruçu)
  


Pra encerrar, deixo para reflexão uns versos sobre as abelhas indígenas:

Tão pequena... Singela, vens fazendo
grandes coisas. De flor em flor,
resistindo ao tempo, insistes em
promover a vida.
A vida de muitos, inclusive dos que
ignoram a tua história. Porém, eis tua
própria obra que demonstra a tua
grandeza.
Que tua reafirmação surpreenda a
consciência, principalmente daqueles
que pelo lucro negam a tua presença. E
que a esperança permaneça latente,
desejando a formação da nova semente. 

Manolo
 

Um grande abraço,

São Paulo do Potengi/RN, em 01 novembro de 2012.


João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes

  

 

5 comentários:

  1. Ô meu amigo!
    Foi um prazer imenso visitar você e suas abelhinhas novamente e, dessa vez, com um objetivo que para mim é muito especial.
    Obrigada pelo apoio mais uma vez.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Por nada,

    És muito bem vinda por aqui.

    Quando quiser aparecer já sabe.

    Abraço pra ti.

    ResponderExcluir
  3. JP..

    Demoro a entrar no seu blog..mas sempre que entro encontro uma notica boa e hoje quando entro me deparo com essa noticia maravilhosa!!! Adorei o trabalho de Amanda...bem diferente!!!

    O JAA nos deixou muita coisa boa, e dentre essas coisas ficou a AMIZADE...

    Parabéns, aos dois!!!

    Abraços..Tereza Marcelina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Tereza!!! Como você está?
      Mande notícias por e-mail para nós que não vivemos na era do facebook rsrs

      Vou fazer um convite aos dois, já que faz tempo que não nos vemos, vocês poderiam vir a Natal assistir a apresentação do meu artigo :)
      Será dia 27/11 às 15h30

      Convite feito!
      Beijos

      Excluir