segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Calendário de floradas 2

Em postagem (Calendário de floradas 1) mostrada em 21 de julho de 2011 registramos, de forma sucinta, as principais floradas em que as abelhas nativas, em especial a Jandaíra, busca na procura por alimento.

Calendário de floradas 2 apresenta a mesma configuração, onde aparecem o nome popular, o científico, o início, o término (mês), assim como o ano em que ocorreram as floradas. E, desta vez, traz, não todas as floradas visitadas pelas Jandaíras, mas as que conseguimos, em nosso trabalho de campo, observar.

É importante destacar o período (mês e ano) em que ocorreram as floradas, pois aqui em nossa região (semi-árida) estas ocorrem, principalmente, em função dos fatores climáticos. Estes por sua vez, são distinguidos em dois: o período das chuvas, comumente caracterizado pela cultura popular de inverno e o período de estiagem, denominado de seca. Daí a importância de se registrar, pois é comum em anos em que a ocorrência de chuvas é limitada acontecer de algumas plantas não apresentarem suas inflorescências.

Este ano de 2011, como diria o sertanejo – foi um ano bom de inverno: bom para a agricultura, formação de pastagens e, principalmente, para as abelhas. Em se tratando de floração houve plantas, no caso da Catingueira, o Jucá, a Jurema, dentre outras que floresceram mais de uma vez. Se bem que, para uma planta florescer não é necessário apenas fator umidade e sim, há a participação de outros elementos, como por exemplo: condições de solo, incidência de luz, enfim, deixaremos essa discussão para a Agronomia. Muito embora, tenhamos sido agraciados com um ano bom de inverno, algumas plantas não floriram, como é caso do Cumaru, Barriguda, etc. Fato este não temos propriedade para discorrer, mas, uma explicação simplória e ignorante, seria uma estratégia da planta, tendo em vista, a ação de tais fatores: umidade, condições nutricionais, solo e luz.

A seguir lista-se as floradas as quais observamos ao longo dos meses de julho a dezembro, amparados,como já mencionamos na bibliografia do saudoso Monsenhor Huberto Bruenig - grande mestre que, deixou seus ensinamentos para a posteridade em seu livro intitulado A ABELHA JANDAÍRA.

Observamos também a visita da abelha Jandaíra em algumas flores as quais não foram mencionadas na obra, mas serão destacadas adiante, como é o caso da Craibeira, Amarra-cachoro, Trapiazeiro e João-mole.

Obs.: As floradas aqui elencadas não representam todas as contidas na obra – A ABELHA JANDAÍRA, nem muito menos a maioria. Estas foram apenas as que conseguimos observar e fotografar. Existe neste bioma chamado Caatinga uma imensidão de plantas, muitas das quais não sabemos nem o nome e que, também, são polinizadas pelas Jandaíras.  




CALENDÁRIO DE FLORADAS
Nome Popular
Nome Científico
Início
Término
Ano
Amarra-cachorro
Bromelia sp
Jun.
Ago.
2011
Pau-d’arco rosa
Tabebuia spp.
Ago.
Set.
2011
Jurema
Mimosa spp.
Ago.
Ago.
2011
Algaroba
Prosopis juliflora
Set.
Nov.
2011
Quixabeira
Brumelia sartorum
Set.
Out.
2011
Cajueiro
Anacardium occidentale
Set.
Out.
2011
Mangueira
Mangifera indica
Set.
Nov.
2011
Imbuzeiro
Spondias tuberosa
Out.
Dez.
2011
Mulungu
Erythrina velutina
Out.
Nov.
2011
Juazeiro
Ziziphus joazeiro
Nov.
Dez.
2011
Craibeira
Tabebuia caraiba
Nov.
Dez.
2011
Aroeira
Astronium urundeuva
Nov.
Dez.
2011
Azeitona preta
Syzygium jambolana
Nov.
Dez.
2011
Ameixa
Ximenia americana
Nov.
Dez.
2011
João-mole

Nov.
Dez.
2011
Anjico
Anadenanthera macrocarpa
Nov.
Dez.
2011
Feijão-brabo
Capparis cyanophallophora
Nov.
Nov.
2011
Pereiro
Aspidosperma pyrifolium
Dez.
Dez.
2011
Trapiazeiro
Crataeva tapiá
Dez.
Jan.
2011

(Figura 1 - Amarra-cachorro)

(Figura 2 - Pau-d’arco rosa)

(Figura 3 - Jurema)

(Figura 4 - Algaroba)

(Figura 5 - Quixabeira)

(Figura 6 - Cajueiro)

(Figura 7 - Mangueira)

(Figura 8 - Imbuzeiro)

(Figura 9 - Mulungu)

(Figura 10 - Juazeiro)

(Figura 11 - Craibeira)

(Figura 12 - Aroeira)

(Figura 13 - Azeitona preta)

(Figura 14 - Ameixa)

(Figura 15 - João-mole)

(Figura 16 - Anjico)

(Figura 17 - Feijão-brabo)

(Figura 18 - Pereiro)

(Figura 19 - Trapiazeiro)

(Figura 20 - Desconhecida)


Um grande abraço,


São Paulo do Potengi/RN, em 03 de janeiro de 2012.


João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário