quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Diferença entre Uruçu e Jandaíra


(Figura 1 – Abelha Uruçu)

X

(Figura 2 – Abelha Jandaíra)

Esta semana verifiquei no blog um comentário do caro Magno de Rondônia. Analisando sua indagação percebi que se trata de uma pessoa que já mostra grande interesse no conhecimento das nossas queridas abelhas nativas.

Questionou-me acerca da diferença existente entre a Jandaíra e a Uruçu.

Diante de minha pouca experiência comas abelhas Uruçus, vou tentar fazer algumas ponderações mediante aquilo que tenho lido ou mesmo escutado dos nossos colegas.

Em primeiro lugar, muito grato pela visita e fico feliz, na medida em que confiastes a mim o esclarecimento de tal questionamento.

Posso te afirmar que existem outras definições de diferenciação entre essas duas espécies. Porém, vou repassar o que eu sei.

Ambas são Meliponas. As Uruçus são abelhas maiores, mais populosas, consequentemente produzem mais; habitam regiões de maior precipitação pluviométrica, como as Faixas litorâneas, por exemplo, (reduto de mata mais densa e úmida - Mata atlântica). O nome Uruçu é comumente utilizado para designar várias espécies de abelhas sociais grandes, como o próprio nome em Tupi Guarani sugere. As espécies mais conhecidas são a Uruçu verdadeira ou nordestina (Scutellaris), a Uruçu cinzenta ou Tiúba do Maranhão (Fasciculata), a Uruçu amarela (Rufiventris) e a Uruçu preta (Capixaba), para citar as mais conhecidas.

Já a nossa Jandaíra é um pouco menor, é conhecida por Rainha do Sertão (nome dado pelo saudoso Monsenhor Huberto Bruening, grande mestre da Jandaíra), habita regiões de clima quente (Semi-árido/Caatinga); produz em torno de 1L de mel/colmeia; é bastante defensiva quando importunada; é tradicionalmente criada pelas populações nativas há gerações, assim como as demais espécies de abelhas sem ferrão, mas a nossa Jandaíra é a abelha mais popular dentre os habitantes da zona rural aqui do Rio Grande do Norte.

Meu caro aí estão algumas características das espécies, mas existem muitas outras.

Quando você ouvir falar em abelha Jandaíra lembre-se de Sertão, Nordeste, Semi-árido, Caatinga e, principalmente de um povo acolhedor, culturalmente rico em suas tradições, religioso, mas infelizmente esquecido pela classe dominante. Um povo, digamos que sofrido, mas que é perceptível no olhar os anseios por ares melhores no que diz respeito a sua condição social.

Os amigos: Rivan Fernandes, Kalhil, Paulo Romero, para citar algumas autoridades, saberiam, sem dúvida te repassar com maior riqueza de detalhes essas diferenças.     


Um grande abraço,


São Paulo do Potengi/RN, em 10 outubro de 2012.


João Paulo Evangelista de Medeiros

Meliponário Campos Verdes

  

8 comentários:

  1. Meu amigo João paulo.

    Você mandou muito bem,nas explicações...

    Como vc sabe,eu sou um amante das abelhas nativas(principalmente as da caatinga nordestina).

    Mas,não sou especialista nelas,apenas um estudioso,que tem grande interesse em saber mais a cada dia...Mas esse aprendizado se dá de forma bem simples,como tudo no meu querido sertão...

    Com certeza,ainda seremos grandes meliponicultores(Não pela quantidade de colônias que possuiremos,mas pela forma como praticaremos a boa meliponicultura)...

    Grande abraço,meu amigo.
    E que a seca dê uma trégua.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. As abelhas brasileiras são um presente de Deus para nós, são lindas maravilhosas! Que Deus te abençoe por seu trabalho maravilhoso de criar e preservar tão precioso tesouro! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa eu tenho uma colméia de jataí que capturei na minha caixa de correio, elas ficam aqui na minha cobertura protegidas e preservadas, eu coloquei numa caixa racional aqueles com gavetinhas! Para mim são muito especiais!

      Excluir
  3. As abelhas brasileiras são um presente de Deus para nós, são lindas maravilhosas! Que Deus te abençoe por seu trabalho maravilhoso de criar e preservar tão precioso tesouro! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo boa noite sou de itabirito MG.vc moro na zona rural tenho quatro colônias aqui mas não sei se é Jandaria ou uruçu. vc acha que nesta região e possível encontrar Jandaria?

    ResponderExcluir
  5. legal amigo tenho um enxame mas nao sei que especie achava que era mandaçaia se te mandar a foto do alvado vc me ajuda a identificar?

    ResponderExcluir
  6. Consigo jandaira no interior de São Paulo?

    ResponderExcluir