quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Meliponicultura ganhando novos adeptos


É sempre bom falar de meliponicultura com alguém que se mostra interessado, que permanece de olhos grudados e ouvidos bem atentos a quaisquer informações. A vontade que se tem é de desfiar todo o conhecimento tentando convencer a se tornar, também, um amante destes seres.

Às vezes, tenho que me policiar quando estou falando de meliponicultura com alguém, pois certa vez em um seminário uma professora me puxara as orelhas e alertou-me que durante a explanação eu tivesse cautela com minha visão apaixonada, lembrasse que o apaixonado era eu... Muitas pessoas que estavam li se quer tinham ouvido falar em meliponicultura.

Durante minha estada no município de João Câmara/RN, por ocasião do curso de graduação, conheci, durante as eleições de 2010 o amigo Ótton Júnior. Uma “figurassa”!! Dando-lhe alguns adjetivos – determinado, companheiro, alegre e, sobretudo, amante da informática... e por que não, agora, um amante da pequeninas abelhas nativas?

Outro dia enquanto conversávamos no trabalho a respeito das abelhas nativas, relatou-me que no muro da sua casa havia umas colônias da abelha mosquito e que gostaria de transferi-las para uma caixinha racional. Eu, prontamente me propus a realizar juntamente com ele essa operação. Dias se passaram, nosso contrato chegou ao fim; veio monografia; greve na faculdade; conclui o curso e nunca que cumpri com o acordo. Praticamente perdemos o contato durante estes dois anos.

Dias atrás me surpreendi com uma ligação sua, falando a respeito da abelha Mosquito, só que desta vez já se encontrava em caixa racional. E me mandara uma fotografia (montagem) da sua primeira colônia.

Aproveitando o ensejo, vou lhes pedindo desculpas, não sei se pela falta de compromisso ou de tempo, diante da correria do cotidiano.

Desde já, desta vez vou esforçar-me para visita-lo o mais breve possível para algumas orientações de manejo, sei que pela sua capacidade de inventar, de curiosidade, quando eu chegar por lá ele já vai está me dando as informações necessárias para um bom manejo.
 
(Figura 1 - Primeira colônia de Mosquito - Plebeia sp)


Um grande abraço,


São Paulo do Potengi/RN, em 31 de outubro de 2012.


João Paulo Evangelista de Medeiros
Meliponário Campos Verdes

  

 

Um comentário:

  1. Que isso meu grande amigo João Paulo, não me deves desculpas alguma, entendo todo muito bem sua situação, e alem do mais, você me indicou a falar com o nosso amigo Obede Silva do Meliponário Mato Grande – RN que me foi muito atencioso me dando muitas dicas.

    Mas quero repetir algo a você, não fique fazendo amizade por ai para depois sumir não viu! (rsrsrsrsrsrsrs...).

    Quero deixar um pensamento meu aqui: Admiro muito sua pessoa, você esforçado, batalhador, guerreiro, é bom ouvir você falar das abelhas nativas, sua empolgação, sua paixão por elas, como você tira para si o exemplo de sociedade das colônias, as historias que tenho lido no seu blog, principalmente as que envolvem seu avô, faz tudo isso ser muito fascinante. Olha ver o mundo pelos olhos de outra pessoa é sempre uma experiência diferente, mas por uma pessoa com a sua paixão pela meliponicultura faz agente esquecer um pouco do mundo caótico em que vivemos.

    Parabéns João Paulo, continue assim, sem medo e sem recato do que somos: NORDESTINOS!

    ATT,
    Otton Aragão Junior.

    ResponderExcluir